Faz mal dormir com plantas dentro do quarto. Mito?
16-02-2014 22:29Já faz parte do senso comum, trata-se de um tipo de informação que percorre gerações. A maioria das pessoas acredita que realmente faz mal dormir com plantas dentro do quarto, e a explicação, na maioria das vezes, parece ser óbvia.
Mas durante a noite devido à ausência de luz, as plantas diminuem o processo de fotossíntese, a taxa de respiração é mais elevada, consequentemente as plantas libertam gás carbônico e fazem diminuir o nível de oxigênio dentro do quarto. Essa conclusão se fundamenta no fato de que algumas pessoas, ao dormirem com plantas dentro do quarto, sentem uma sensação de falta de ar, garganta seca, fadiga ou náuseas.
Mas será que realmente faz mal dormir com plantas dentro do quarto, ou trata-se de mais um dos muitos mitos que rodeiam o senso comum?
Uma pessoa normal consome ao respirar em média vinte vezes mais oxigênio que uma planta. Portanto, liberta cerca de vinte vezes mais gás carbônico que uma planta. Logo, se a explicação apresentada para o problema fosse verdadeira, seria muito mais perigoso dormir com outro pessoa no quarto do que com uma planta.
Este argumento apesar de desfazer algumas dúvidas não as dissipa totalmente, o problema de dormir com plantas no quarto, não responde à pergunta: faz mal dormir com plantas dentro do quarto fechado?
A verdade é que dormir com plantas dentro do quarto realmente não é muito recomendável. Mas o motivo não é porque elas respiram durante a noite e podem retirar o oxigênio presente no quarto. Verifica-se que durante o processo de evolução, algumas plantas desenvolveram aptidões que permitem escapar da ação de insetos fitófagos. Tais insetos são parasitas que inserem seus aparelhos sugadores para se alimentar da seiva dessas plantas, e com isso podem transmitir vírus e bactérias que provocam doenças nas plantas. Para se prevenirem-se, algumas plantas liberam durante a noite piretrinas, substâncias que são repelentes naturais contra insetos. São essas substâncias que, no quarto fechado durante a noite, provocam a tal sensação de falta de ar.
São essas mesmas substâncias que dão base aos repelentes e inseticidas produzidos pela indústria química, ou seja o homem sempre a inspirar-se na natureja.
———
Voltar